Caminhões andam por rodovias eletrificadas para reduzir emissões


Para diminuir as emissões de gás carbônico pela queima de combustíveis fósseis e economizar no consumo do diesel, as montadoras de caminhões iniciaram uma série de mudanças em um setor estratégico para a economia: só no Brasil, mais de 60% do transporte de cargas é feito pelas rodovias.

Em testes realizados na cidade sueca de Gävle, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital, Estocolmo, a Scania aposta na eletrificação das rodovias: a montadora da Suécia instalou uma linha elétrica de dois quilômetros que fornece energia para os motores dos caminhões de maneira semelhante aos trólebus vistos no Brasil.

Ao percorrer a via, o motorista do caminhão aciona um botão para conectar o transporte aos fios elétricos. Com apenas um trecho da rodovia eletrificada, é possível poupar até 50% do combustível. A empresa acredita que a instalação dessa estrutura ocorrerá em locais estratégicos da rodovia, onde há maior tráfego de caminhões e em pontos com maior consumo de combustível. 

Economia de combustível com a instalação de fios elétricos nas rodovias


Comentários