Brasileiro de 7 anos escreve livro e ganha prêmio da NASA


João Paulo Guerra acabou de completar sete anos e já conseguiu o que muitos apenas sonham: um prêmio da NASA.

Nascido em São Paulo, o menino sempre foi fascinado pelo espaço. Aos quatro anos, pediu um telescópio de presente e, aos seis, criou uma história sobre um foguete criado por crianças que vai à Lua. Os pais incentivaram o pequeno a desenvolver a narrativa, que se tornou o livro No Mundo da Lua e dos Planetas, publicado em português e inglês.

No fim de 2016, a família de João descobriu que a Centro de Pesquisa da agência espacial americana realiza um concurso anual para jovens de até 18 anos. Para participar, o menino transformou a história do livro em um jogo virtual.

João contou com a ajuda de professores para desenvolver o Sonic World Space Settlement, no qual três crianças constroem um foguete de material reciclado e viajam pelo espaço à bordo dele. No jogo, o protagonista, Mike, tem que chegar até uma estação espacial. 

Ao todo, seis mil crianças e adolescentes de 25 países participaram do concurso. O pequeno brasileiro ganhou o prêmio na categoria Mérito Literário. A premiação ocorre entre os dias 24 e 29 de maio em Saint Louis, no estado americano do Missouri.

Comentários