A música Feliz Aniversário vai a julgamento



Muitos dizem que é a música mais executada no mundo - e agora ninguém vai ter que pagar por ela. 

Um processo de dois anos sobre os direitos autorais de Feliz Aniversário está chegando ao fim, a editora Warner / Chappell que se dizem com os demandantes estão correndo o risco de perde a posse,uma vez que o processo de resolução foi aprovado, Feliz Aniversário será de domínio público. Isso não é um resultado ideal para a Warner / Chappell, que anteriormente estava gerando cerca de US $ 2 milhões em royalties da canção a cada ano.

O caso começou em 2013 após o documentarista Jennifer Nelson abrir um processo contra a Warner / Chappell, reivindicando seus direitos autorais de Feliz aniversário não era lícito.

Nelson estava fazendo um filme sobre a história de Feliz Aniversário, e ficou irritado com a insistência de Warner / Chappell de que teria que pagar uma taxa de licença de US $ 1.500 para usar a composição.

"Mesmo não concordando com a decisão judicial, teremos o prazer de resolver esse assunto."

WARNER / CHAPPELL

Em setembro, o juiz federal George H Rei determinou que a reivindicação de direitos autorais da Warner / Chappell para feliz aniversario era legalmente inválida, dando julgamento sumário para os autores. A decisão do Juiz veio após a descoberta de um manuscrito 1922 que continha a letra da música. E os registro feitos pela Warner / Chappell de remontava a 1935. A Warner / Chappell argumentou que o juiz deveria reconsiderar esta decisão ou autorizar um recurso.

Mas isso não foi o fim da discussão. Em novembro, uma instituição de caridade dos EUA chamada Associação para a Infância e Educação Internacional (IECA) apresentou uma moção para intervir no caso. Alegou que o autor da canção original, Patty Hill, e sua irmã, Jessica Hill - co-fundadores havia dados os direitos para Summy Co.,  o que tornaria a Warner / Chappell legítimo controlador da canção. Haverá, no entanto, apelação ou julgamento investigando as alegações da IECA.

Por hora vamos continuar cantando os parabéns baixinho para a Warner/Chapel não escutar!

Comentários