Espada viking milenar é encontrada por acaso


Um norueguês estava caminhando por um trilha quando decidiu parar pra descansar um pouco. Enquanto recuperava o fôlego, seu olhar cruzou com um amontoado de pedras ali por perto. Embaixo das pedras, percebeu que havia um objeto alongado e preto. Chegou mais perto e pronto: um achado histórico foi descoberto.

O nome do norueguês é Goran Olsen, a trilha fica nas montanhas de Haukeli, um vilarejo 250 km à oeste da capital norueguesa, Oslo, e o achado histórico era uma espada viking do século VIII, provavelmente de 750 AC.

A espada possui 77 centímetros de comprimento e, apesar de estar sem o cabo, o objeto foi conservado muito bem ao longo dos últimos séculos. O motivo seria a neve e o gelo que cobrem o solo da região por pelo menos metade do ano.

Em entrevista à CNN, Per Morten Ekerhovd, do Hordaland County Council – órgão responsável por receber e cuidar do artefato – falou sobre o ocorrido. “Não é comum encontrar vestígios da era Viking tão bem preservados. Se afiada, a espada poderia ser usada hoje. É um exemplar muito importante da época dos Vikings”.

De acordo com a análise feita pelo arqueólogo Jostein Aksdal, a espada era um sinal de status para os vikings e muito provavelmente o dono da espada encontrada era alguém rico, com elevado prestígio social. Quanto mais elaborado e cheio de detalhes é o punhal, mais poder o seu dono tem – apesar dessa parte da espada estar ausente, só o fato de ela ser composta de aço forjado, já mostra isso, já que a extração desse material era bastante cara.

Agora a espada está sob a tutela da University Museum of Bergen, que já planeja voltar ao local na esperança de que os arredores da atual trilha guardem outros segredos dos vikings.

Comentários