Por dentro de uma das últimas fábricas de fitas cassete do mundo



A fita cassete não está morta. De fato, em Springfield, Missouri, a fabricante de cassete diz que teve seu melhor ano desde que abriu em 1969.

"Você pode caracterizar o nosso modelo operacional como teimosia e estúpida. Somos muito teimosos para parar ", disse o presidente nacional da empresa Steve Stepp.

A NAC é o maior e um dos poucos fabricantes remanescentes de fitas cassetes nos EUA, a empresa tem rentabilidade  produzindo mais de 10 milhões de fitas em 2014, e as vendas aumentaram 20 por cento este ano.

 "Provavelmente a coisa que tem realmente aumentado as vendas é uma fase chamada de movimento retro", disse Stepp. "Há a nostalgia de ouvir e ter a fita cassete em sua mão."

A NAC tem acordos com grandes gravadoras como a Sony Music Entertainment e Universal Music Group, bem como uma série de pequenos contratos com bandas independentes. Cerca de 70 por cento das vendas da empresa são de cassetes de música, enquanto o resto são cassetes virgens.

 "Havia um filão de bandas independentes querendo obter o som analógico de novo, e ele simplesmente continuou a crescer e a crescer", disse o Gerente de Produção Susie Brown.

 A empresa ainda usa máquinas construídas na década de 1970 em suas linhas de produção. Veja o vídeo abaixo:

Comentários