Fotógrafo capta a essência da era de ouro do skate na Califórnia dos anos 1970


Existem muitas coisas no mundo que ninguém sabe dizer ao certo quando e nem onde surgiram, mas com o skate é diferente - é possível localizar precisamente o nascimento do skateboarding no espaço e no tempo. Foi na Califórnia dos anos 1970 que as crianças e jovens decidiram se divertir colocando rodinhas em tábuas de madeira rústicas. A prática se tornaria mais tarde um esporte mas também algo muito maior que isso. O skate virou um estilo de vida urbano que tomou as ruas de cidades do mundo todo.

O fotógrafo Hugh Holland esteve na Califórnia durante o período e documentou durante três anos, de 1975 a 1978, toda a efervescência que o skate vinha causando entre os jovens. O resultado foi o ensaio fotográfico Locals Only: California Skateboarding 1975-1978 (Somente Nativos: Skateboarding na Califórnia 1975-1978, em tradução livre).

As imagens conseguiram captar a essência da era de ouro do skate e mostram a realidade de seus primeiros praticantes. Curiosamente, como observa Holland, a subcultura ganhou força graças a uma seca parecida com a que acomete a Califórnia hoje. Piscinas e reservatórios sem água eram os locais perfeitos para as manobras, como se pode notar nas fotos abaixo. O livro de Hugh Holland pode ser adquirido aqui, e pôsteres das fotos aqui.


Comentários