Criptografia pode ser razão para não detectarmos vida alienígena


Durante um podcast com o astrofísico Neil deGrasse Tyson, o ex-agente de inteligência da NSA Edward Snowden afirmou que a criptografia de mensagens pode ser o motivo pelo qual ainda não encontramos vida alienígena. 

Snowden acredita que somente por um breve período sociedades avançadas se comunicam de maneira desprotegida e logo percebem a necessidade de codificação do tráfego de mensagens ou voz. 

"Por isso, o que estamos ouvindo – que pode ser um programa de TV alienígena, ima ligação telefônica ou um mensagem entre o planeta deles e seu próprio sistema de GPS, o que quer que seja – é indistinguível para nós de microondas de radiação cósmica", declarou Snowden. Essa afirmação é válida para o caso de seres de outros planetas não estarem tentando contato com a Terra", declarou Snowden.

A conversa entre o astrofísico e o ex-agente de inteligência da NSA, que revelou o projeto Prism, em 2013, lembra que a humanidade já enviou mensagens para o espaço em busca de vida. Em 1974, a mensagem chamada Arecibo tinha duração de três minutos e foi enviada via ondas de rádio de frequência modulada para um global cluster (constelação esférica que orbita um núcleo galático). A partir do Observatório Arecibo, foram mandadas informações sobre a espécie humana, o DNA, números atômicos a posição da Terra.

O podcast StarTalk, em inglês, pode ser ouvido na íntegra aqui.

Comentários