Canon cria câmera com sensor de 246 megapixels


Após o lançamento das DSLRs com maior resolução do mundo, nas 5DS e 5DSR, a Canon mostrou, nesta semana, um protótipo de câmera com 246 megapixels.

O sensor desenvolvido pela marca possui resolução de 19 580 por 12 600 pixels, resultando em exatamente 246 708 000 pixels. Essa resolução é por volta de 30 vezes maior do que a 4K.

Também é interessante o fato de que suas dimensões são um pouco menores do que os sensores full frame usados pelas câmeras topo de linha da marca, medindo 29,2 por 20,2 mm. Isso significa que, em teoria, o sensor caberia mesmo em modelos de máquinas fotográficas mais baratas.

O protótipo funciona com lentes EF, as mesmas utilizadas por qualquer câmera fotográfica da marca – desde haja suporte para a troca de lentes.

Sensores com esta resolução poderiam ser úteis no caso de filmagens, quando qualquer corte na imagem significa uma visível redução na resolução do vídeo. Esta resolução – que poderia ser chamada de "20K" – permitiria maior liberdade do editor para que se dê zoom em partes de uma determinada cena sem comprometer a qualidade, além de criar fotos com riqueza de detalhes (mesmo em objetos pequenos).

De acordo com a empresa, o sensor ainda possui um custo que o torna inviável para produção em massa e existe apenas como protótipo. Outro problema ainda não resolvido é o armazenamento de vídeo nesta resolução. Apenas um segundo de vídeo em 20K a 30 quadros por segundo ocuparia 1,25 GB de espaço em uma unidade de memória. Isso significa que um disco de 2 TB se encheria com menos de 30 minutos de filmagem. Isso, é claro, sem levar em consideração a velocidade de gravação de 1,25 GBps, que poucas SSDs do mercado conseguem atingir.

Comentários