Finalmente o hoverboard da Lexus


Depois de um mês de vídeos misteriosos e muita especulação, a Lexus finalmente mostrou sua prancha voadora em funcionamento.

O hoverboard faz parte de uma campanha publicitária da montadora. A agência que cuida das propagandas da Lexus entrou em contato com um grupo de cientistas de Hamburgo, na Alemanha, que trabalhavam em uma tecnologia de levitação magnética, e pediu que eles a aplicassem em um hoverboard.

Após mais de um ano de desenvolvimento e testes, os cientistas alemães apresentaram o Slide, um skate flutuante muito parecido com outro hoverboard apresentado neste ano, o Hendo.

Mas, ao contrário do hoverboard desenvolvido por pesquisadores americanos, que flutua a partir da interação de eletroímãs com um chão de cobre, a prancha flutuante da Lexus funciona com supercondutores de cerâmica, resfriados com nitrogênio líquido.

Assim que a prancha atinge a temperatura crítica de – 197 ºC, os supercondutores interagem com os imãs, criando um campo magnético que faz a prancha flutuar. Cada carga de nitrogênio líquido faz o hoverboard funcionar por 20 minutos, antes que o composto químico evapore (a fumaça que sai pelos lados da prancha é a evaporação do nitrogênio líquido).

Mas, para conseguir levitar, a prancha precisa estar sobre um conjunto de imãs. Para isso, foi construído um skatepark especial de 200 metros em Barcelona, na Espanha, onde o hoverboard foi demonstrado.

Infelizmente, a prancha voadora não será vendida comercialmente e também não funciona em outro lugar que não seja o parque construído pela Lexus na Espanha. Mas ainda é um hoverboard, não?

Comentários