Explore a superfície de Marte com duas novas aplicações web da Nasa


Você sempre quis conhecer Marte, mas não conseguiu ser escolhido no processo de seleção da Mars One? Fique tranquilo: a Nasa lançou duas aplicações que colocam o usuário na superfície do planeta vermelho, usando apenas o navegador do computador.

A primeira delas, a Mars Trek, reúne os quase 50 anos de dados sobre Marte coletados pela agência espacial para criar uma visualização 3D da superfície do planeta vermelho, que pode ser explorada diretamente a partir do browser.

A Nasa está usando exatamente o mesmo programa para definir onde irá pousar seu próximo veículo que irá explorar o planeta vermelho a partir de 2020. Os mesmos dados também serão usados no planejamento de uma missão tripulada ao planeta na próxima década.

Uma segunda aplicação, a Experience Curiosity, coloca os usuários no comando do roverCuriosity, que pousou em Marte em agosto de 2012. O simulador permite que os usuários façam um passeio por Marte usando controles manuais e diversos ângulos de câmera registrados pelo explorador. Ambas as aplicações já estão no ar e são compatíveis com qualquer navegador.

"Usamos processamento 3-D pesado para fazer o Experience Curiosity funcionar em um browser", afirma Kevin Hussey, gerente de Aplicação e Desenvolvimento de Visualizações do Jet Propulsion Laboratory da Nasa. "Qualquer um com acesso à internet poderá fazer uma jornada por Marte."

Comentários