Sistema alternativo propõe trocar CAPTCHAs tradicionais por logos de bandas de metal


Os CAPTCHAs compostos por letras embaralhadas, números ou mesmo fotos ainda são bem úteis para combater spammers em comentários e fóruns online. Só que mesmo as sequências mais bagunçadas de caracteres às vezes nem sempre são suficientes para impedir um bot de agir. Mas um sistema alternativo tem a (possível) solução: trocar as misturas tradicionais de símbolos por alguns dos mais exóticos logos de bandas de metal.


A proposta do Metal CAPTCHA é do site HeavyGifts, que vende camisetas e acessórios de artistas da cena, e justamente por isso é mais uma brincadeira do que algo sério. A ideia não é totalmente sem nexo, já que os símbolos das bandas são compostos por caracteres que estão longe de ser facilmente identificáveis por um robô. No entanto, um algoritmo de reconhecimento de imagens que relacionasse o que é mostrado com o nome de uma banda já resolveria toda a encrenca, tornando-a mais complicada para seres humanos mesmo.

O sistema – e o contraponto – veio à tona no fórum Hacker News, e pode ser testado no site da iniciativa. Ele não funciona de forma muito diferente de um CAPTCHA normal: a sequência de letras – ou rabiscos, no caso – é mostrada no espaço maior, um espaço menor serve para o usuário digitar e um botão de “atualizar” carrega outra imagem. Alguns símbolos, como do Sodom ou do Anthrax, não são muito complicado. Outros, como o do Dark Throne, já vão demandar um pouco mais de esforço. E uns, por fim, são praticamente indecifráveis.


A solução pode ser embedada no form ou no header de uma página, e um plugin de WordPress deve ser disponibilizado mais para frente. E caso você tenha uma banda, dá para enviar o logo dela em preto e branco para que os desenvolvedores o incluam no Metal CAPTCHA.

Comentários